sábado, 7 de março de 2015

Eu volti, e pasmen, com queijo cottage light!!!



Após um longo período de escravidão consentida, eis que ressurjo das cinzas muito mais forte e decidida sobre o que eu quero e principalmente sobre o que eu não quero pra minha vida!

Há alguns meses atrás a mente estava a mil: várias coisas, todas juntas, misturadas e ao mesmo tempo... sentimento de urgência, surto? Achei melhor não decidir nada enquanto não estivesse me sentindo um pouco mais tranquila. Me acalmei, decidi e me joguei! E espero não arrebentar a cara no chão!

Mas e o que o pobre do blog tem com essa papagaiada toda? Tudão!
O blog, por mais que ninguém leia, é um hobby, é meu livro de receitas e quero fazer dele também meu livro de memórias. Até gosto do facebook, mas não me sinto tão a vontade nele como me sinto aqui.

Adotei uma alimentação mais saudável, pra mim e pra minha família, porém sem radicalismos, os (malditos) salgadinhos não sumirão da face da Terra pra alegria da minha pequena, assim como a brejinha gelada do marido e a minha coquinha zero também não! E também, tem que ser saudável, mas também tem que ser gostoso, senão não rola! 

Esse lance de alimentação saudável aliada à caminhadas diárias (entre 30~45 minutos) resultaram em 5Kg a menos em 2 meses. Há, fiquei animadinha, né?

E voltando ao assunto do saudável e gostoso, no ano passado uma ex-colega de trabalho queridíssima me ensinou a preparar queijo cottage light caseiro, mas por pura falta de vontade mesmo ( eu estava na época das mega gordices), deixei a receitinha de lado, mas agora ela tem lugar reservado no cardápio aqui em casa:

Queijo Cottage Light

Ingredientes
  • 1 litro de leite desnatado
  • Suco de 1 ~ 2 limões médios*
  • sal e temperos a gosto
  1. Despeje o leite numa panela e leve ao fogo e quando ele estiver quase pra ferver apague o fogo e acrescente o suco do limão e mexa. A primeira vez que preparei mexi bastante assim que adicionei o limão, e isso resultou num cottage lisinho, mas demorou uma noite inteira pra coar no coador de papel **.

  1. Deixe a mistura descansar por 10 minutos e passe pra um coador com papel (daqueles de café mesmo) ou para uma peneira forrada com um pano de prato limpo. Deixe coando por uma hora aproximadamente. Minha opinião: no pano de prato vai mais rápido.




Eu gosto de acrescentar ao cottage, quatro fatias de peito de peru (picadinhas no mini processador) ou salsinha e orégano. Já vi pela net receitas que acrescentam creme de leite (200gr) pra ficar mais cremoso (e mais gordin também né?) ou iogurte.


*  Eu costumo já deixar espremidos e coados 2 limões, mas nem sempre uso tudo.

** Meu conselho, se isso acontecer com você também deixe coando dentro da geladeira pra não correr o risco de estragar.

0 comentários: